Políticas Editoriais

» Foco e Escopo

» Processo de Avaliação pelos Pares

» Política de Acesso Livre

» Arquivamento

» NORMAS EDITORIAIS

» PRÓXIMAS EDIÇÕES

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Antes de serem encaminhadas aos pareceristas, TODAS as propostas serão submetidas à análise pelo editor, para a verificação de aspectos ligados ao conteúdo, forma e pertinência dos temas. Todas as propostas que estiverem de acordo com as normas editoriais da RIHGSE serão encaminhadas sem a identificação da autoria para dois pareceristas membros dos Conselhos Editorial e/ou Consultivo. Caso haja discrepância entre as duas avaliações, a proposta será encaminhada para um terceiro avaliador.

OBS: não serão avaliados trabalhos que não atendam às normas editoriais.

 

Foco e Escopo

A Revista do IHGSE aceita para publicação propostas de artigos, resenhas, conferencias e edição de fontes por meio de submissão eletrônica. Não serão aceitas propostas contendo mais de três autores. Do mesmo modo, visando propiciar uma maior democratização nas publicações, fica vetada a possibilidade de um autor publicar em duas edições consecutivas.

 

Política de Acesso Livre

A RIHGSE oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

NORMAS EDITORIAIS

As colaborações para a Revista do IHGSE (ISSN. 1981-7347) devem apresentar as seguintes especificações:

1-Todos os trabalhos devem ser submetidos online pelo portal da Revista do IHGSE: www.revistaihgse.org.br.

2- O texto deverá ser postado sem a identificação de autoria, bem como de elementos que possam identificá-lo, como nomes de projetos, ou citações de textos dos quais a pesquisa deriva, em hipótese alguma deve ocorrer escritas como: “em meus projetos, em trabalhos anteriores, em minha tese”, por exemplo.

3- Somente serão publicados trabalhos inéditos ou que não estão em processo de avaliação em outro periódico.

4-Na primeira página, deve constar o resumo e o título em português e inglês (negrito e caixa baixa) e 03 (três) palavras-chave e 03 (três) keywords (inglês). O resumo e o abstract devem ter no máximo 10 (dez) linhas, já o título e o subtítulo, se houver, devem ser escritos com letras maiúsculas e minúsculas e não ultrapassar 150 caracteres com espaço;

5- Os artigos devem ter a extensão de até 12 páginas, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço entre linhas 1,5. As margens: superior e inferior (2,5 cm); esquerda (3,0 cm) e direita (2,5 cm).

6- O programa utilizado deve ser compatível com o Word for Windows;

7-As imagens deverão possuir resolução de 300 (trezentos) dpi e deverão ser encaminhadas separadamente para o e-mail: revistaihgsergipe@gmail.com;

8- Todas as imagens do texto devem conter título e legenda.

Exemplo de título:
Figura 1: Centro da Cidade de Aracaju na década de 1950.
Exemplo de legenda:
Fonte: Acervo do IHGSE
Autoria: desconhecida

9-Os textos devem ter no máximo 3 (três) autores;

10- À Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados;

11- A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
12- A prévia revisão gramatical caberá ao autor do texto;

13- Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada em nota de rodapé;

14- As citações de mais de três linhas deverão ser feitas em destaque, com fonte 11 e espaço simples entre as linhas;

15- As notas devem ser colocadas no rodapé do texto (tamanho da fonte: 10), devendo constar de referências bibliográficas e/ou de notas explicativas.

As referências bibliográficas das citações, obras e autores comentados devem ser feitas apenas em notas de rodapé, através do sistema numérico, segundo normas da ABNT (NBR 6023: ago. 2002). A revista do IHGSE NÃO publica bibliografias ao final dos trabalhos.

Exemplo:

Livro
SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano.

Capítulo de livro
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. (Org.). Título do livro em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. x-y;

Periódico
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., n., fascículo, p. x-y, mês./mês. ano.

Tese e dissertação
SOBRENOME, Nome. Título da Dissertação ou Tese em itálico. Ano. Quantidade de folhas. Tese ou Dissertação (Mestrado ou Doutorado em especificar área do conhecimento). Programa de Pós-Graduação em (especificar o nome do Programa), Instituição de Ensino, Cidade, Ano.

Monografia
SOBRENOME, Nome. Título da monografia em itálico. Cidade, Ano, Quantidade de folhas. Monografia (Especificar a área do Conhecimento). Departamento (Especificar o nome), Instituição de Ensino, Ano.

Trabalho apresentado em congresso
SOBRENOME, Nome. Título do artigo em itálico. Título do Artigo sublinhado. In: NOME DO CONGRESSO COM LETRAS MAIÚSCULAS. Ano. Anais...Cidade: Instituição de Ensino que promoveu o evento, Ano. CD-Rom ou Endereço Eletrônico

Artigo de Jornal
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do jornal, Cidade, p. 4, dia mês ano.
16- Cada nota explicativa deverá conter, no máximo, 500 (quinhentos) caracteres.

17-As resenhas poderão ter entre 1.000 e 1.500 palavras, com 03 (três) palavras-chave e 03 (três) keywords, além do título em português e inglês. Fontes e margens seguem as mesmas normas dos artigos. Devem referir-se a livros que abordem temática relativa a Sergipe, publicados no mesmo ano ou no ano anterior ao da submissão.

18- As edições de fontes, as conferências e comunicações de pesquisa seguirão as normas especificadas para os artigos.

19- O conselho editorial se reserva o direito de recusar os trabalhos que não atendam às normas explicitadas e comunicará ao autor se o trabalho foi:

a) aceito sem restrições;
b) aceito com sugestões de reformulações;
c) recusado

20-A decisão será acompanhada dos dois pareceres sobre o artigo sem a identificação dos pareceristas.

21-A Revista receberá colaborações em fluxo contínuo, decidindo quanto ao momento oportuno para a publicação dos trabalhos aceitos.

22-Os autores dos textos selecionados receberão 01 (um) exemplar do número que contiver sua colaboração.

23-Cabe ao autor o preenchimento de todos os dados solicitados no momento da submissão do texto pelo Portal de Periódicos da Revista do IHGSE, inclusive o Resumo e as Referências do texto.

24- Qualquer dificuldade para submissão dos trabalhos deve-se entrar em contato via e-mail: revistaihgsergipe@gmail.com

25-Endereço para correspondência:

REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE
Rua Itabaianinha, 41 – Centro Aracaju-SE, CEP: 49010-190
Telefone: (79) 3214-8491
E-mail: revistaihgsergipe@gmail.com