Notícias
  • (0)

    No Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras – a Mesa de Abertura em homenagem do grande pesquisador Jackson da Silva Lima, foi presidida pela professora Aglaé d’Ávila Fontes, presidente do IHGSE e contou com a valiosa participação da Professora Beatriz Goes Dantas cuja fala pôs em evidência a trajetória do homenageado.  Brilhante na condução de suas pesquisas e criterioso ao analisar os dados recolhidos, o  professor o Dr. Jackson da Silva Lima mereceu os aplausos de todos que estavam presentes no evento. 

    Categories: Notícias
  • (0)

    Um novo tempo de trabalho se instala no IHGSE sem a festividade merecida por causa da obra. No dia 11 de janeiro às 16h a equipe da Diretoria toma posse para o período de 2024/2026 em ato simples, mas com energia para a caminhada.

  • (0)

    Queremos agradecer a confiança dos sócios em nos colocar mais um tempo à frente do IHGSE. Esperamos em breve está entregando aos pesquisadores um espaço renovado e sempre comprometido com a memória da cultura sergipana.

    Categories: Notícias
  • (0)

    Acendam os spots: Aglaé d’Ávila Fontes A notícia esteve circulando desde que o acontecido se fez presente. E a dor também. Amarga cena para uma plateia dividida em dois espaços. Bahia e Sergipe, choram juntas a perda de Harildo Deda.  Na sua história vários personagens foram encenados, sempre com seu talento invulgar no dizer as coisas. De Pirandello a Ariano Suassuna ele sempre buscou fazer bem o Outro. E lhe deu voz e gesto e sobretudo interpretação e vida: a sua vida! Toda ela voltada à arte de representar. Para provar este destino estão aí os filmes, vídeos, documentários, e a própria história da UFBA, onde montou seu laboratório de encenar e ensinar. A morte, traiçoeira como ela sabe ser, nos pegou de surpresa. E agora é como ter outro Encenador que cerrou seus olhos e lhe calou a voz. Mas a plateia daqui e dali, cheia de Memória se levanta para aplaudir sua passagem para outra caminhada. Acedam os spots, dêem uma luz geral para essa cena, porque vai passar um Homem de Teatro: Harildo Deda.  

  • (0)

    Extraído de: TV Atalaia

  • (0)

    *Laércio destaca a importância cultural do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe*   O Senador Laércio Oliveira (PP-SE) parabenizou o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe pela passagem do 111º aniversário da mais antiga instituição cultural ainda em atividade no estado. Fundado em 6 de agosto de 1912 por um grupo de 22 intelectuais, liderados por Florentino Teles de Menezes, o Instituto tem sido, ao longo de sua história secular, uma das mais importantes entidades dedicadas à preservação da memória e da cultura sergipana.   Laércio lembrou que o Instituto foi conhecido, durante muito tempo, como a Casa de Sergipe. “É ali, onde se acumula e se conserva a memória que habita Sergipe. É uma referência incontornável para todos os interessados na história e na cultura, pela riqueza do material que reúne em seus vários acervos, organizados em uma biblioteca, uma hemeroteca, um arquivo, um museu e uma pinacoteca”, disse.   O senador lembrou que o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe mantém, desde 1913, a publicação de sua Revista, dedicada não apenas a disseminar conhecimentos relacionados à história de Sergipe, como também a veicular produções científicas relacionadas com a história do Brasil e, em geral, com geografia, cultura e memória. “Este ano, o Instituto lançou mais uma publicação, o suplemento cultural Mandacaru, voltado para a divulgação da cultura sergipana”, pontuou.   Por fim, Laércio Oliveira parabenizou àqueles mantêm viva, muitas vezes com esforços quase heróicos, essa instituição tão importante para todos os sergipanos, e lembrou que o Instituto valoriza e protege a identidade do povo sergipano e a projeta para a posteridade.   “Em sua função de preservação, não é apenas um conservatório, é também um transmissor, está voltado para o futuro, tanto quanto está dedicado a salvar o passado. Deixo aqui uma saudação especial à atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, a professora Aglaé d’Ávila Fontes, educadora musical, atriz, diretora de teatro e dramaturga, além de pesquisadora da cultura popular, ela própria é responsável por uma parte importante da cultura sergipana”, concluiu.

    Categories: Notícias
  • (0)

       Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) completa 111 anos e reúne seus sócios e outros admiradores e amigos da cultura e da memória de Sergipe para comemorar a data. A celebração cultural vai acontecer nesta sexta-feira, 18 de agosto, na Escola do Legislativo, a partir das 9h. Na programação do evento cultural, constam apresentação musical, palestras e o lançamento do suplemento cultural Mandacaru. O IHGSE, que teve como inspiração o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, nasceu com o objetivo de ser o guardião da história e dos bens culturais de Sergipe e mantém firme o seu propósito por mais de um século. Fundado em 6 de agosto de 1912, por Florentino Teles de Menezes e mais outros 21 intelectuais, o IHGSE abriga hoje em seu rico acervo: livros, entre eles obras raras, publicações da Casa, atas, mapas, leis, quadros, fotografias, jornais, revistas, cordéis, entre outros valiosos documentos. O Arquivo Central do IHGSE recebe o nome da historiadora Maria Thétis Nunes, e nele, além da produção documental do Instituto, estão salvaguardados arquivos pessoais de intelectuais, inclusive o da professora Maria Thétis Nunes. O Instituto disponibiliza ainda aos pesquisadores, estudantes e visitantes em geral a sua Pinacoteca Jordão de Oliveira, o Museu Gualdino Bicho e o Auditório Lourival Baptista. O Instituto publica, desde 1913, a Revista do IHGSE, com artigos e dossiês escritos por seus sócios e por pesquisadores de todo o Brasil e do exterior, e neste seu aniversário de 111 lança o suplemento cultural Mandacaru. O Instituto disponibiliza ainda aos pesquisadores, estudantes e visitantes em geral a sua Pinacoteca Jordão de Oliveira, o Museu Gualdino Bicho e o Auditório Lourival Baptista. O Instituto publica, desde 1913, a Revista do IHGSE, com artigos e dossiês escritos por seus sócios e por pesquisadores de todo o Brasil e do exterior, e neste seu aniversário de 111 lança o suplemento cultural Mandacaru. Desde fevereiro de 2022, o Instituto se encontra em reforma e fechado à visitação pública.  A presidente do IHGSE, Aglaé d’Ávila Fontes, os sócios da Casa, pesquisadores, estudantes e apreciadores da memória e da cultura de Sergipe aguardam a conclusão da reforma e a reabertura do IHGSE para que a instituição continue a cumprir o seu papel. Mais informações e registros fotográficos em:  http://ihgse.org.br/  

    Categories: Notícias
  • (0)

    Nesses dias 17 e 18 de Maio de 2021, das 9 às 12h o IHGSE, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM , celebra mais uma vez a semana nacional de Museus, o tema do evento é ” Museus, sustentabilidade e bem estar”.Pela primeira vez desde a pandemia realizaremos o evento de forma presencial no entretanto devido a continuidade das obras no prédio do IHGSE, este ano o evento será celebrado na Escola do Legislativo. 

  • (0)

    Dia 28 de Janeiro fomos surpreendidos com a triste notícia do falecimento de Ramon Rodriguez Guisande ou apenas, Moncho Rodriguez, nada mais natural que a casa de Sergipe prestasse uma homenagem a uma figura que tão bem fez a nossa terra. Veja abaixo:   https://youtu.be/vfkbiBiWSko