Aniversário do Instituto

porIHGSE

Aniversário do Instituto

A comemoração foi realizada a 9 de agosto, às 16 horas, no Auditório “Governador Lourival Baptista”, ornamentado para receber seus convidados com uma programação que primou por valorizar a História de sua criação há 106 anos.


A abertura da solenidade foi feita com a teatralização da CHAMADA realizada com os estagiários da Casa , trazendo de volta os nomes dos 22 intelectuais que, sob o comando de Florentino Teles de Menezes, fundaram o IHGSE em 1912. A CHAMADA, vencendo o tempo, causou grande surpresa na plateia, pois contou com a interpretação dos estagiários, que se transfiguraram nos pioneiros do Instituto, fazendo com que o passado e a coragem dos intelectuais sergipanos fossem relembrados e valorizados pelas novas gerações.

106 anos do IHGSE – Abertura do evento

A presença do Coral “Cantar das Águas”, da DESO, sob a regência do maestro Sérgio Chagas, deu à solenidade grande beleza pelas peças apresentadas. As palavras da Prof. Terezinha Oliva, oradora oficial do IHGSE, trazendo a história do Instituto em sua diversidade de ação, e a sua responsabilidade com os estudos do espaço geográfico de Sergipe, foi um ponto alto da programação.

106 anos do IHGSE –Apresentação do Coral “Cantar das Águas”

 

 

 

 

 

 

 

Para reconhecer o trabalho desenvolvido pelos estagiários, que contribuem decisivamente para a preservação do acervo e por atender o público no dia a dia, o Instituto os homenageou com o “Certificado de Bem Querer”.

 A Revista no. 48 foi lançada acompanhada das palavras do Prof. João Paulo Gama Oliveira, seu editor, sobre os caminhos percorridos pela edição

106 anos do IHGSE – Revista no. 48

 

 

 

 

 

A declamadora Ilmara Souza interpretou poemas do vate sergipano Santo Souza, seu avô.

A solenidade contou com o momento da posse de três novos sócios. Dois efetivos – Antônio Porfírio de Matos Neto e Edson Ulisses de Melo – e um correspondente – Guilherme Gomes da Silveira d´Ávila Lins, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.

Juramento e entrega de Diplomas selaram o momento (fotos).

106 anos do IHGSE – Presidente e sócios empossados

 

 

 

 

 

 

Enriquecendo a celebração dos 106 anos tivemos a continuação, na Pinacoteca Jordão de Oliveira, da exposição “DO IMPÉRIO À REPÚBLICA – GOVERNADORES DO ESTADO DE SERGIPE”, aberta durante as comemorações da Emancipação Política de Sergipe (fotos)

No encerramento, após a execução do Hino de Sergipe, houve um congraçamento entre os presentes com o corte do bolo comemorativo.

Bolo Comemorativo

 

 

 

Sobre o Autor

IHGSE administrator

Deixe uma resposta