Augusto César Leite

Augusto César Leite

     Augusto Cesár Leite foi uma figura importante na história de Sergipe. Natural de Riachuelo - SE, onde iniciou seus estudos, depois de concluir o ensino médio foi para Salvador em busca de especializações. Posteriomente, formou-se em Medicina, na cidade do Rio de Janeiro.

      Após se graduar no curso de medicina, voltou para Sergipe e começou a atuar nos municipios de Maruim e Capela. Posteriomente se fixou em Aracaju. Entre os anos de 1913 e 1914 viajou para Paris, na França, para se aprofundar em suas pesquisas. Quando retornou iniciou sua busca para melhorar a saúde pública e em 1926 fundou o Hospital de Cirurgia, sendo considerado o hospital mais importante do estado. Chegou a dirigir a primeira maternidade e a primeira escola de enfermagem de Sergipe. Sendo considerado um dos maiores cirurgiões do seu estado natal e um dos mais famosos do país, Augusto Cesar Leite, contribuiu de maneira exemplar para o desenvolvimento da saúde em Sergipe. Foi presidente da Sociedade de Medicina de Sergipe e diretor do Serviço Cirúrgico do Hospital Santa Isabel. Em 1930 criou a Maternidade Francisco Melo, dentro das dependêcias do Hospital de Cirurgia. No ano de 1937 acabava de ser inaugurado o Hospital Infantil, onde a pediatria deu seus primeiros passos. Fez parte dos membros fundadores da Faculdade de Ciências Médicas. Augusto também foi o primeiro sergipano a integrar o Colégio Brasileiro de Cirurgiões recebendo vários títulos e honrarias.

O Hospital de Cirurgia

     Criado com a finalidade de melhorar a saúde, oferecer um ambiente com equipamentos e funcionários capacitados, inaugurou-se em Aracaju, no ano de 1926, o Hospital de Cirurgia. Sendo pioneiro em várias áreas da medicina e da saúde e o primeiro Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Sergipe.

    Foi realizado no Hospital de Cirurgia a primeira transfusão de sangue, a primeira cirurgia cardíaca, a primeira neurocirurgia e o primeiro transplante cardíaco do Norte e Nordeste do Brasil. Os primeiros Serviços de Hemodinâmica, Tomografia e Radioterapia do estado de Sergipe também ocorreram neste hospital.

   Antes da criação do Hospital de Cirurgia a saúde no estado de Sergipe era altamente precarizada. Se contava com poucos hospitais que não tinham estrutura para tratar de maneira eficiente os pacientes. Podemos tomar como exemplo o Hospital Santa Isabel que foi predecessor do Hospital de Cirurgia, sendo o primeiro da cidade de Aracaju e por muito tempo o único do estado de Sergipe. Fundado em 24 de maio de 1858 e durante 68 anos atendeu pacientes de todo o estado e de algumas cidades próximas, porém, com a falta de equipamentos e profissionais que se negavam a trabalhar nas condições extremas os pacientes estavam mais propensos as fatalidades. Abrigava doentes de todo o estado, que acabavam em salas lotadas, em um ambiente onde a  higiene era extremamente precária. Deste ponto,  podemos ver a importância do Hospital de Cirurgia para todo o estado de Sergipe e como a criação dele foi fundamental para o desenvolvimento da saúde no nosso estado.

     Uma figura de renome na área da medicina, Augusto Cesar Leite, também esteve muito presente na história política de Aracaju, tendo sido governador de Sergipe, deputado estadual, deputado da Assembleia Constituinte de 1934 e senador pelo partido União Republicana de Sergipe. Também atuou como jornalista, colaborando com diversos jornais do estado.

 

   Um filho ilustre de Sergipe que contribiui imensamente para o desenvolvimento deste estado, Augusto Cesár Leite, marcou a história de Sergipe e será sempre lembrado pela sua coragem de mudar e melhorar de maneira tão significativa a política, a saúde e o bem estar do povo Sergipano.

 

Pesquisador: Alves, Weverlyn

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *