IHGSE pede socorro!

IHGSE pede socorro!

Quando assumi a Presidência do Instituto Histórico em 2018, o problema da necessidade de uma reforma já era conhecido pelo meu antecessor Prof. Samuel Albuquerque. Continuei sua caminhada, em busca de patrocinadores – tendo já alguns listados, mas nenhum assumido. Perante meus breves 3 anos, andei reformando a sala do Museu Galdino Bicho e preparando a Biblioteca Manoel Bomfim, com a mudança de piso, pintura e utilizando recursos da instituição. Mas, a esperança da obra não desaparecia. E na entrada do meu 2º período gestor, as tentativas foram retomadas. Nesta luta, a figura do nosso Vice-presidente Igor Albuquerque foi fundamental conseguindo que, 12 dos nossos deputados colocassem suas Emendas Impositivas para a obra do IHGSE que seria realizada pela SEDURBS – do estado, sem falar na grande contribuição do Dep. Federal Laércio Oliveira.

As esperanças foram renovadas quando a 29 de setembro deste ano, foi aberto o processo licitatório que seria homologado em outubro e a obra começaria em novembro, após as tramitações legais. Foi movida por essa esperança, que começamos a guardar nossas obras de arte, porque a “obra ia começar”. Finalmente, o IHGSE ia entrar em obra. Doce engano, porque espantando nossa esperança estava um item colocado no Edital de Licitação pela SEDURBS, que exigia da firma vencedora a qualificação para fazer “restauro”. O curioso é que não temos indicação de restauro no projeto. Nossas telas que precisam de restauro são móveis, e não, afrescos ou painéis e pinturas nos tetos como igrejas. Com base neste item, as duas classificadas, foram desclassificadas.

Os prazos, entretanto, continuaram a andar e a dificultar a solução final. Agora, irão chamar a firma terceira colocada do Edital, e caso esta não possua documento que pode fazer restauro, será desclassificada também. Pobre IHGSE, com seus 109 anos de vida, mesmo ás vésperas da sua reforma ter início, pode perder tudo, porque:

1- O recurso é de 2021, das Emendas Impositivas dos deputados – e termina em 31 de dezembro para ser usado

2- Ultrapassada essa data, o recurso volta

É doloroso dizer que meu estoque de esperança foi todo consumido. Pobre IHGSE! Com seus 109 anos de História.

 

 

Aglaé d’Ávila Fontes

­  ______________________________________

Presidente

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.